Em um texto no blog “Advertando”, escrito há alguns anos, o sócio-fundador da Binder, Glaucio Binder, afirmou que a força do “por que não?” o moveu inúmeras vezes ao longo da vida. Ele costuma dizer que são as pessoas que fazem essa pergunta que movem o mundo, e que resistir a mudanças é inútil: o melhor é tirar proveito delas. Mudança é uma das marcas importantes da agência, que acaba de completar 23 anos de vida, em um mercado desafiador e repleto de casos em que a resistência a transformações ou a interpretação errada dos novos ventos levou a fracassos retumbantes.
O slogan “Reimagine”, que hoje faz parte do nome da agência, está sempre presente. A reinvenção constante é parte essencial do modelo de negócios liderado pelos sócios Glaucio Binder, Lucas Daibert (VP de Planejamento) e Marcos Apóstolo (VP de Criação), além de um time de 150 pessoas que trabalham em modelo híbrido nos três escritórios da empresa: no Rio de Janeiro, em Brasília e em São José dos Campos (SP).
O que levou Glaucio a abrir a Binder foi um desejo aparentemente simples, mas complexo na prática: desenvolver “um lugar legal onde as pessoas quisessem estar”, independentemente do tamanho. Quando abriu a primeira sede da Binder, em uma pequena sala em Ipanema, Glaucio já era um publicitário experiente, mas um time de 20 pessoas chegou a parecer enorme na época. Hoje confessa que nunca imaginou chegar ao tamanho atual.
“O tamanho que alcançamos superou minhas expectativas, mas é resultado coerente dos esforços que fizemos e fazemos, e da maneira como gerimos o negócio”, diz.
Força e legado
Glaucio afirma, sem titubear, que são as pessoas a maior força da empresa.
“A Binder tem um DNA, um jeito de fazer as coisas que aproxima gente que tem sinergia com esse espírito. Então, independentemente da época, as pessoas fazem a nossa força”, afirma.
Seu desejo de “desenvolver um lugar em que as pessoas quisessem estar” se realizou. Não por acaso, a Binder venceu, pela 12ª vez, o prêmio Great Place to Work, como uma das melhores agências do País para trabalhar. E ser um lugar interessante para estar, onde todos gostam de trabalhar, é para Glaucio o maior legado da agência. Porque, segundo ele, o mais importante é a jornada, e não aonde chegaram (ou chegarão).
O sócio Lucas Daibert, que está na Binder há 21 anos, acredita que os ingredientes fundamentais da força da agência são a inteligência coletiva, a gentileza, o comprometimento, a curiosidade e a inquietude. Aquela inquietude que retoma a pergunta favorita: “E por que não?”
“Nossa força maior é o compromisso de nunca desistir de encontrar e viabilizar a melhor solução”, afirma Marcos Apóstolo, na agência há 14 anos. Ele destaca que seu maior aprendizado nessa jornada foi perceber que é possível “crescer empresarialmente, atuando humanamente”.
Para Lucas e os demais sócios, o maior aprendizado é que não se chega a lugar algum sozinho. “Nosso legado inclui ideias que foram capazes de transformar para melhor empresas e suas relações com as pessoas. Não é pouca coisa”, diz Daibert.
Momentos
Ainda que a essência da empresa tenha se mantido ao longo dos anos, Glaucio viveu muitas Binders distintas. Ele menciona diferentes sócios, a conquista de contas importantes e prêmios inesquecíveis. Entre os “pontos de virada”, destaca a entrada de seu primeiro sócio, Flávio Cordeiro, em 2003 (Cordeiro, hoje minoritário, afastou-se do dia a dia da agência em 2019 para se tornar psicanalista).
A conquista da conta da cerveja Cintra (que pertencia ao grupo Schincariol, foi vendida para a Kirin, que depois foi comprada pela Heineken), o primeiro Leão no Cannes Lions, em 2013 (para o Hemorio), e como a agência atravessou a pandemia conquistando contas expressivas com o time em home office são outros marcos importantes. Nos últimos quatro anos, a Binder cresceu significativamente com clientes como Caixa, Ambev, Texaco e Hortifruti Natural da Terra.
“Nesses últimos quatro anos, o papel dos meus sócios, Lucas Daibert e Marcos Apóstolo, foi absolutamente relevante para essa trajetória”, observa Glaucio.
Desafios e futuro
A história de qualquer agência de publicidade é repleta de momentos difíceis. Conquistar, perder e reconquistar clientes é parte do modelo de negócio. Glaucio conta que quase desistiu quando recebeu uma proposta da Bates para absorver a Binder, ainda pequena. “Depois disso, não pensei mais em desistir, mas estive cansado várias vezes. O mercado pode ser cruel com nosso negócio”, afirma.
Marcos Apóstolo destaca que, diante de tantas mudanças no setor, ter uma agência com mais de 20 anos de vida e um portfólio diversificado é vivenciar sempre vários momentos difíceis e desafiadores. “Não se vence nada sozinho”, reconhece.
Para Daibert, entre as oscilações com eventuais perdas e a necessidade de rápida reinvenção a cada nova conquista, a Binder cresceu de forma sustentável, tornando-se uma nova agência que se renova a cada ano. Apóstolo, defensor de uma I.A. bem específica, a Inteligência Artística, afirma que o futuro da Binder passa pelo desafio de seguir inovadora como agência e humana como empresa.
Entre as diversas demandas de quem trabalha com comunicação, como acompanhar as rápidas transformações e o avanço exponencial da tecnologia, Daibert vê o momento atual como inspirador e cheio de oportunidades. Especialmente para quem é especialista em pessoas, um recurso valioso para enfrentar o que vem pela frente.
“Vamos continuar trabalhando para que, no futuro, a gente continue mantendo o nosso foco nas pessoas. É isso que importa”, conclui. Como costuma dizer o futurista Rohit Barghava, “quem entende de gente sempre vence”.
Depoimentos
Claudia Leon, Village Mall:
“Tive o prazer de conhecer os sócios Glaucio Binder e Lucas Daibert em uma viagem de trabalho. Ali percebi o encanto deles por conteúdo e por gente. Não acredito em coincidências, mas, naquela época, a agência estava na final de uma concorrência para atender o VillageMall. Depois de uma semana juntos, não tive dúvidas sobre seguir com a Binder. Relação com agência é uma coisa muito intensa. E, como toda relação, precisa ter admiração como base. Vida longa para a Binder!”
“É uma enorme satisfação comemorar os 23 anos da Binder. Durante essa trajetória, o Senac trabalha há cerca de dois anos com a agência, e tem sido uma experiência de aprendizado constante e uma oportunidade de crescimento mútuo. A Binder se destaca no processo estratégico utilizando metodologias proprietárias, como o Brandmotion e o mapa arquetípico. Essas ferramentas são importantes para a construção do propósito e da identidade da marca.”
Christiane Fernandes de Oliveira, Gerente de Comunicação e Marca do Senac RJ