E nasce a Binder..
Em setembro de 2001 nasceu a Binder. Glaucio Binder tomou a decisão de empreender, depois de uma bem-sucedida carreira no atendimento e gestão de negócios em algumas das principais agências do mercado, como Salles, MPM, Y&R e DPZ. Em um dos textos do seu blog “Publicitando”, Binder reconhece que nunca foi fácil a jornada na “montanha russa que é empreender no Brasil”, mas comemora ter chegado saudável à marca de duas décadas. E diz que valeu a pena, principalmente pelas pessoas com as quais construiu relações igualmente saudáveis.
Ele costuma relembrar um episódio de quando foi visitar o escritório da arquiteta Eliane Fiúza, que estava desenvolvendo o projeto do primeiro escritório da agência, em Ipanema. Ao se deparar com cerca de 15, 20 pessoas trabalhando intensamente, comentou que ficaria muito feliz se conseguisse chegar a ter um time daquele tamanho, trabalhando com aquele entusiasmo. Nunca imaginou que passaria um bocado dessa meta. O time da Binder ultrapassou as 150 pessoas, hoje se espalha por várias cidades brasileiras, e segue em formato de trabalho remoto, mas prepara-se para voltar a ter um espaço para encontros semanais. Novamente em Ipanema.
Mundo que dá voltas. Glaucio diz que se aquele sonho, de 2001, não cabe mais hoje em dia, outros seguem firmes, como o de ser uma empresa com o ambiente bacana e pessoas felizes, em qualquer espaço – virtual ou físico.
“Querer manter a felicidade como meta, é sonhar muito bem”, diz.
Glaucio, também, costuma dizer que o importante mesmo é não perder a capacidade de sonhar. E de agradecer.
Flávio Cordeiro, sócio da agência que entrou em 2002, ainda nos tempos daquele primeiro escritório em Ipanema, diz que em “tempos líquidos”, qualquer relação humana que ultrapasse 20 anos é uma raridade, seja ela uma amizade, um casamento, ou até morar no mesmo bairro.
“Um negócio que chega aos 22 anos, vibrante, criativo e próspero é algo ainda mais raro, especialmente num país no qual quase 80% das empresas não chega a dez anos de existência. Creio que isso se deva a incrível ‘businessplasticity’ da Binder: uma grande capacidade de se ajustar às transformações do mundo – que mudou muito em 22 anos – sem comprometer seus valores inegociáveis, sobretudo o respeito religioso às relações humanas, seja com os colaboradores, clientes, fornecedores ou concorrentes. Os valores da Binder são a sua ponte para o futuro.”, declara.