Este ano, o tradicional Concurso Universitário do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro celebrou sua 24ª edição, continuando o legado de quase um quarto de século de transformação na vida de estudantes e no mercado publicitário. Antonio Jorge de Alaby Pinheiro, presidente do Grupo de Mídia, compartilhou detalhes e reflexões sobre o concurso, que já inseriu aproximadamente 375 alunos no ramo ao longo dos anos.
“O concurso nasceu no final dos anos 90 com a ideia de que o grupo poderia fazer mais do que apenas cursos. Queríamos preparar o mercado e trazer discussões relevantes que fossem além do escopo tradicional da mídia, abrindo a cabeça dos profissionais,” explica Antonio Jorge.
Origens
Inicialmente focado em oferecer cursos e discussões no mercado de mídia, o Grupo de Mídia percebeu a necessidade de criar uma plataforma que conectasse estudantes talentosos com oportunidades reais no ramo publicitário. Assim nasceu o concurso, que rapidamente se tornou uma referência de inclusão e excelência.
A edição de 2024
A edição deste ano manteve o prestígio e a seriedade do concurso, com processo seletivo rigoroso que incluiu prova e entrevistas detalhadas. “Este ano tivemos 11 vagas, e a entrega dos resultados foi realizada nos estúdios do SBT, nosso patrocinador de longa data,” comenta Antonio Jorge. Ele enfatiza a importância do apoio do SBT, que não só patrocina, mas também oferece as instalações para a cerimônia de premiação.
Os vencedores este ano são: Alexander Santana Sampietro de Carvalho (FACHA), Ana Clara da Rocha Garcia (FACHA), Andressa Dias Cruz Machado (Estácio), Circe Guedes de Oliveira (FACHA), Cristiana Castro Albuquerque (UFRJ), Eduarda Tostes Moura (FACHA), Karina Lima Machado (PUC-Rio), Matheus Fernandes Passos (Unisuam), Paula Fulche de Souza Paes (FACHA), Pedro Inácio Fonseca da Rocha (UVA-Veiga) e Thiago Augusto Cardoso Felix (Estácio). Eles entrarão nas empresas, nesta ordem: OnBus, Binder, WMcCann, Brasil OOH, Propeg, Eletromídia, Agência Nacional, Artplan, Brick, JOR e VX.
Impacto e legado
Antonio Jorge se orgulha de ver ex-participantes do concurso ocupando posições de destaque em grandes empresas no Brasil e no exterior. “É muito gratificante ver pessoas que entraram pelo concurso hoje trabalhando na Starcom, em Nova York, ou na Coca-Cola, em Atlanta. E, mais próximo de nós, temos três diretores no próprio grupo que começaram as carreiras por meio do concurso.”
Entre os ex-alunos destacados estão Adriano Torres, que voltou ao Brasil após passagem pela Coca-Cola, e Thiago Rodrigues, que atualmente trabalha na Starcom, em Nova York. Esses exemplos ilustram o alcance e a influência do concurso na formação de profissionais de mídia. Além disso, os integrantes da diretoria do Grupo, Jaqueline Nunes, Samantha Rodrigues e Wesley Fonte, iniciaram as carreiras pelo Concurso Universitário do GMRJ.
Futuro
Antonio Jorge tem um olhar otimista para o futuro: “Estamos vivendo um momento muito bacana no grupo, com uma nova geração engajada e comprometida. Estamos retomando cursos e aprofundando pesquisas, garantindo que nosso legado continue forte.”