No último dia 21 de junho, o mercado comemorou o Dia do Mídia. E o que há para comemorar? Conversamos com Leandro Grisoni, diretor de mídia da Binder, e ele listou várias razões. Grisoni se tornou mídia na faculdade. Quando ingressou no curso de Publicidade & Propaganda, sempre soube que NÃO queria trabalhar na criação, mas não conhecia as outras opções existentes. No 5º período, entrou em contato com a matéria “Mídia”, uma paixão à primeira vista. Estava traçada a sua jornada na publicidade.
Mais um Dia do Mídia – o que há para festejar?
Grisoni afirmou que existem muitas coisas para comemorar:
– A evolução de uma profissão que se tornou cada vez mais complexa, com infinitas possibilidades de impactar os clientes em muitas jornadas.
– A grande quantidade de dados que hoje os mídias dispõem para realizar planejamentos.
– A chegada da IA, que promete revolucionar a forma como os mídias trabalham.
– A integração cada vez maior da mídia com todos os outros departamentos da agência.
– A relevância que os clientes enxergam nos resultados que o setor ajuda a criar.
Enfim, essas são apenas algumas das razões para se comemorar este dia tão especial.
O digital, as transformações tecnológicas e, principalmente, a força dos dados fortaleceram o papel da mídia nas agências e no mercado em geral. No caso das agências, como isso ocorreu?
Leandro Grisoni – As pessoas que trabalham em agências sempre foram ávidas consumidoras de dados, pois isso é inerente à profissão de publicitário. Precisamos entender nosso público para saber as melhores formas de dialogar com ele. Acredito que o Digital ajudou a acelerar a velocidade com que essas informações chegam à agência.
Há 50 anos, para entender o comportamento de determinado público da sociedade, era preciso encomendar pesquisas (muitas vezes, bem caras e demoradas). Hoje você está a alguns cliques das informações. Se, nessa época, você quisesse saber os resultados de uma campanha, era preciso esperar algum tempo até que ela fosse ao ar, o público comprasse o produto em uma loja e o cliente da agência organizasse as informações para devolver. Hoje, com o e-commerce, os resultados de uma ação podem aparecer em algumas horas (em certos casos, em minutos).
Isso exige muito mais velocidade de adaptação aos resultados, mas também traz muita relevância para a mídia, que conseguiu comprovar os resultados praticamente em tempo real.
E quais são hoje as opções para os profissionais de mídia no mercado em geral?
Leandro Grisoni – São variadas e cada uma com peculiaridades e desafios únicos. O mídia atualmente pode se especializar em mídia off-line (o consumo de mídia exterior vem crescendo bastante), mídia digital (branding, performance ou, até mesmo, branding e performance), em mídias sociais, em mídia de influenciadores etc. O mercado está oferecendo muitas possibilidades que variam de acordo com a escolha de carreira de cada um.
Como você enxerga o futuro da mídia? Para onde caminha? A IA vai revolucionar o segmento?
Leandro Grisoni – Eu acredito que IA vai fortalecer ainda mais a profissão de mídia. Todos os processos manuais e burocráticos (os famosos “apertar botões”) poderão ser substituídos pela Inteligência Artificial, que fará de maneira melhor e mais rápida. Isso permitirá que o mídia possa ter muito mais tempo para desenvolver a estratégia da campanha, entender melhor o target e compreender como a mensagem vai atingir esse público-alvo realmente no tempo certo, para cada indivíduo.
A IA vai ajudar a priorizar os profissionais que realmente olham para os desafios de negócio dos clientes e entendem como a publicidade pode auxiliar na resolução deles.