2026 será o “ano do redirecionamento”, marcado pela reavaliação fundamental e reorganização de prioridades, comportamentos e valores por parte das pessoas. Elas tomarão mais o controle e desafiarão a forma como marcas e empresas tratam a sociedade e o meio ambiente. A previsão foi feita pela WGSN, líder mundial em análise de tendências de consumo, em um dos painéis do Cannes Lions 2024 conduzido por Carla Buzasi, CEO da WGSN.
Segundo o estudo inédito apresentado em Cannes, 2026 vai ser marcado por mudanças fundamentais na maneira como os consumidores se comportam e tomam decisões. Algumas razões foram apontadas por Carla para justificar esta transformação:
- A sociedade está se polarizando, com diferentes grupos assumindo posições mais firmes e distintas. Em resposta a isso, os consumidores estão buscando mais controle sobre suas vidas e decisões, tentando reunir pessoas e desafiar o status quo.
- Há um aumento nos sentimentos de desconexão e a necessidade de encontrar um novo propósito e significado na vida. Isso leva os consumidores a reavaliar as prioridades e tomar providências que alinhem melhor com seus valores e crenças.
- Os consumidores estão se afastando de marcos tradicionais e abraçando novas maneiras de celebração e interação, como o reconhecimento de pequenos prazeres e conquistas pessoais em vez de grandes eventos.
- A tecnologia está sendo reavaliada para ser usada de maneira que realmente melhore o dia a dia da população, promovendo uma integração mais harmoniosa entre os seres humanos e a inovação tecnológica. Além disso, há uma ênfase crescente em escolhas sustentáveis e éticas.
Especialistas da WGSN identificaram quatro sentimentos principais que estão impulsionando as transformações do consumidor em 2026:
- Sentimento de dano moral: refere-se à desconexão entre as ações e as crenças morais dos consumidores, como comprar moda “fast fashion” apesar de se opor a ela. Esse conflito está alimentando a ansiedade e a depressão, destacando a importância de opções mais sustentáveis e éticas.
- Otimismo racional: é um contraponto ao pessimismo dominante. Estudos mostram que essa perspectiva positiva pode aumentar a expectativa de vida. Marcas que promovem campanhas otimistas podem, de fato, contribuir para o bem-estar dos consumidores.
- Anseio e nostalgia: uma forma emotiva de nostalgia está emergindo, especialmente entre os jovens que anseiam por tempos que não viveram. Esse sentimento é impulsionado pela fadiga de empatia, em que os indivíduos se desligam do ciclo de notícias negativo.
- Glimpses (vislumbres): são pequenos momentos de alegria que oferecem um alívio em tempos sombrios. Este conceito, originado de práticas terapêuticas, destaca a importância de microinstantes de felicidade e como as marcas podem incorporá-los nas estratégias de comunicação.
São quatro os perfis de consumidores predominantes em 2026 apresentados por Carla, a saber:
Os imparciais
Consumidores que buscam uma visão equilibrada e imparcial do mundo. Valorizam a justiça e a equidade, e esperam que as marcas ajam de maneira ética e transparente. Procuram informações equilibradas e são céticos em relação a conteúdos tendenciosos. Valorizam empresas que demonstram compromisso com a transparência e a justiça.
Os autônomos
Consumidores jovens que buscam mudança e estão dispostos a desafiar normas estabelecidas. Preferem ações diretas para fazer a diferença. Organizam protestos, desafiam a autoridade e utilizam novas plataformas para promover mudanças sociais. Valorizam marcas que promovem a igualdade e a justiça social.
Os esperançosos
Consumidores que procuram encontrar luz em tempos sombrios, valorizando conexões reais e celebrações de pequenas conquistas, rejeitando marcos tradicionais. Celebram eventos menores e pessoais, como adotar um pet ou completar um curso, em vez de grandes marcos clássicos. Preferem experiências simples e reconfortantes.
Os sinérgicos
Consumidores tecnologicamente avançados que desejam integrar tecnologia e vida humana positivamente. Utilizam tecnologias para melhorar a qualidade de vida de um jeito prático e acessível. Valorizam inovações que promovem uma integração harmoniosa entre a tecnologia e as experiências humanas.
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