Ah, o carnaval…
Neste carnaval, o Sesc RJ ganhou uma releitura do seu selo “Carnaval Sesc RJ“: a nova identidade de alegria, diversidade e lazer foi vista na cenografia das suas unidades, em uma campanha de comunicação, nos materiais promocionais do Sesc e em um lounge na Sapucaí, unificando toda a comunicação da marca neste período. O lounge foi desenvolvido em parceria com a PDVEX, que foi responsável pela cenografia. Nele, uma exposição imersiva enalteceu as tradições do samba sob a ótica de mulheres negras ícones dessa manifestação cultural, como Tia Ciata, Ivanísia Natal e Tia Surica.
Batizada de “As raízes negras do samba”, a mostra foi instalada no setor 9, em uma espécie de túnel, no qual imagens e informações serão apresentadas ao público por meio de diversas ferramentas tecnológicas: painel de LED, backlights, tablets e até um ventilador holográfico e uma impressora 3D. O conjunto de ações educativas que o Sesc RJ levou para a avenida com foco no combate ao racismo incluiu ainda a disponibilização de um guia antirracista com dicas e serviços e a distribuição de adesivos e adornos antirracistas.
Crianças participantes do projeto de educação complementar Sesc + Infância e suas famílias, entre diversos outros grupos, foram convidados a conhecer a instalação e a assistir aos desfiles. O Sesc RJ também levou para a avenida a Retorna Machine, uma máquina que recebe uma grande variedade de resíduos – como alumínio, aço, plástico, PET, embalagens longa vida e vidro – e, em troca, dá recompensas por meio de um aplicativo.
Vale dizer que todas as ações do Sesc RJ na Marquês de Sapucaí vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A instituição passou a ser signatário, em 2023, do Pacto Global da ONU – plano global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantindo paz e prosperidade às pessoas.