A Binder marcou presença no maior evento de varejo do mundo, realizado em Nova York pela National Retail Federation (NRF). O uso “pé no chão” da IA, a conexão emocional do varejo físico, a potência estratégica da Retail Media, a força das parcerias entre empresas e marcas e a inevitabilidade das ações e posicionamentos em prol da preservação do bem- estar do planeta foram alguns dos principais temas que dominaram os debates.
Glaucio Binder diz que saiu do evento impactado pelas conversas sobre o uso da IA nos negócios. “Marc Benioff, da Salesforce, disse algo mais ou menos assim: ‘Não regulamentamos as Redes Sociais, e o resultado não foi bom para a sociedade. Espero que tenhamos aprendido com isso e regulamentemos a inteligência artificial.’ E, acredito, o assunto IA foi tão presente que, para mim, parece claro que deixará de ser assunto para ser basilar de qualquer negócio.”, disse Binder.
Segundo ele, ficou claro que marcas com história fazem a diferença e destaca a observação de Michelle Gass, presidente da Levi Strauss & Co.: “Em tempos bons ou ruins, o consumidor sempre procura as marcas que ele conhece”.
Lucas Daibert, veterano na NRF, conta que um dos grandes momentos do evento este ano foi a participação de Magic Johnson, trazendo como uma das mensagens principais a potência das empresas como agentes de transformação do mundo (para melhor), usando como mote a frase “Get up, stand up”.
“Patagonia e REI são exemplos de marcas protagonistas que são agentes de transformação inseridas na sociedade, e não distanciadas em um pedestal. Ao descer para a plateia e proferir sua palestra na NRF junto das pessoas, Johnson simbolizou essa proximidade possível e necessária. Ele se preocupa em deixar um legado, algo que também serve de exemplo para empresas e suas marcas”, observa Lucas.
Outra reflexão marcante foi trazida por Ira Kalish, chief global economist da Deloitte, sobre como o envelhecimento da população em diversas regiões do planeta impactam a economia e a imigração acabou sendo uma espécie de “salvação” da economia americana em 2023, adiando uma esperada recessão.
“A imigração parece ser a salvação das economias americana e europeia, que passam por um envelhecimento. É interessante ver essa conexão – e esta é uma reflexão trazida pela NRF -, sobre como os negócios se conectam com as questões sociais globais”, diz.
Lucas comenta ainda os recados do especialista em varejo Lee Peterson e Michelle Evans, do Euromonitor. Enquanto ele acredita que as lojas físicas devem se tornar cada vez mais interessantes em experiências e possibilidades, distanciando-se do digital, Evans deixou um recado importante: o varejo digital também precisa se tornar mais inspiracional, missão nada fácil em um ambiente de compra objetivo, enquanto a inspiração sempre coube ao varejo físico.
“Dois movimentos importantes, que exercem papéis fundamentais para ampliar as propostas de valor das empresas”, conclui Lucas.
Igor Binder, que esteve no evento pela primeira vez, diz que de tudo o que viu, o que mais impactou foi a apresentação sobre a China e o case da Shein, especificamente.
“Eles crescem muito rápido. E as dez lições para varejistas que apresentaram no final foram uma aula de combinação de estratégias inovadoras com eficiência. Voltei da viagem com anotações de ideias para vários clientes da Binder, como Chevrolet e Caixa. Agora vamos tirar do papel!”, observou.
Entre as lições mencionadas, vale citar a otimização da cadeia de suprimentos, a permanente expansão das categorias de produtos e marcas, a estratégia agressiva de marketing em mídias sociais e na gamificação para engajar consumidores, o foco na compreensão de análise de dados (porque de nada servem os dados sem a análise profunda e assertiva) e a automação por eficiência.
A Binder participou da NRF 2024 em parceria com a Brasil Varejo no projeto Xpedition, grupo de cerca de 45 profissionais. Foram realizadas visitas técnicas e exclusivas a lojas e sedes de empresas como Mastercard e um evento de fechamento da sede da ONU, com participação de nomes como o especialista em varejo Carlos Ferreirinha, o escritor Carlos Bush e nosso VP de planejamento, Lucas Daibert. Em breve, acompanhe o balanço da NRF 2024 na segunda temporada do podcast B.Trends, que estreia em fevereiro.