Temos o costume de repetir que vivemos uma era de incrível fragmentação da atenção e de escolhas, mas será mesmo verdade? O uso cada vez mais intenso da tecnologia, ao mesmo tempo que nos dá uma sensação de poder e liberdade, produz paradoxalmente uma nova era de concentração de poder em mãos de poucas companhias.

Segundo o ComScore, os brasileiros despendem 89% do seu tempo mobile em apps. Até aí, nada de mais, mas dos cinco apps mais utilizados, quatro são controlados pelo Facebook Inc (WhatsApp, Facebook, Instagram e Messenger). E não é por acaso que, em fevereiro, o Facebook atingiu participação de 75,6% do mercado mundial de mídias sociais. (mais…)

 

Estive em Gramado, no XXI Festival de Publicidade, agora em junho de 2017. Por três razões diferentes. Reunião da Fenapro, reunião da CNCS e receber uma homenagem da ALAP, como publicista latino-americano, fato que muito me honrou, certamente. E no meio disto tudo, tem o festival, palestras, eventos paralelos, networking etc, etc, etc…

Mas, quero passar um resumíssimo de duas coisas que vi e que me impactaram bastante. A palestra de abertura, proferida pelo Walter Longo, presidente do Grupo Abril, e o encerramento com a Regina Casé, ambos aplaudidos de pé por cerca de 800 pessoas, inclusive muitos figurões da nossa atividade. (mais…)